BLOG

Redescobrindo o Centro Histórico de Curitiba: Na Trilha do Sagrado

Conheça Curitiba

Passeio pela ‘Trilha do Sagrado’ divulga calendário do ano todo. E O próximo é neste sábado!

Estão abertas as inscrições para a comunidade participar da visita orientada “Na Trilha do Sagrado: Redescobrindo o Centro Histórico de Curitiba”, que será realizada neste sábado (7/4) pela Secretaria Municipal da Educação. Em caso de chuva o evento será cancelado.

O prazo para se inscrever vai até sexta-feira (6/4) e o cadastro deve ser feito pelo e-mail: ensinoreligioso@edu.curitiba.pr.gov.br. É necessário informar nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato.

O percurso “Na Trilha do Sagrado” permite o aprendizado sobre espaços urbanos, com ênfase na diversidade religiosa da cidade. O projeto promove a visita a lugares sagrados do centro histórico para profissionais, estudantes e comunidade. Desde sua implantação, em 2017, foram realizadas nove atividades abertas à comunidade que, juntas, já somam mais de 1,3 mil participações.

Esta será a segunda Trilha do Sagrado feita neste ano e revela a arquitetura religiosa, a história da chegada dos imigrantes e a diversidade no espaço urbano, conforme explica Karin Willms, professora da rede municipal de ensino e integrante da equipe de currículo da Secretaria da Educação.

O percurso começa na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, às 9h e, segue passando pelos irôkos (árvores sagradas do Candomblé), pelas igrejas da Ordem, Presbiteriana Independente, do Rosário, Arquidiocese de Curitiba e Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib.

A caminhada tem um percurso de aproximadamente 1,2 km e duração de duas horas. As vagas são limitadas e o ponto de encontro é em frente à Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes.

Calendário das próximas Trilhas:

7 de abril

5 de maio

9 de junho

4 de agosto

1 de setembro

10 de outubro

1 de dezembro

Em caso de chuva, o evento é cancelado.

 

Fonte:bemparana