BLOG

Festa do Rosário acontece no mês da Consciência Negra

Eventos Culturais

Em 2018 a Festa do Rosário acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro, no centro histórico de Curitiba. Mais uma vez vamos celebrar o Mês da Consciência Negra com muita beleza e alegria! A programação está bem diversificada e cheia de atrações.

Destaque especial em 2018 para as antigas congadas curitibanas, memórias da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. Na Curitiba antiga, duas congadas disputavam anualmente, em uma grande celebração que reunia todo a sociedade local, pretos e brancos, em uma confraternização protagonizada pela “Irmandade dos Pretos do Rosário de São Benedito”.

A festa tem início no dia 15 de novembro, feriado, com ações de cultura, culinária e ancestralidade no Memorial de Curitiba.

Um palco especial será montado no Largo da Ordem com muita cultura popular.

A realização fica por conta da Assessoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e a parceria do Centro Cultural Humaita, Pastoral Afro, Arquidiocese de Curitiba, Igreja do Rosário, Memorial de Curitiba, Casa Hoffman, ONG Passos da Criança, Orixá Bazar Pingo de Ouro, Casa dos Orixás, e demais parceiras.

Não perca no Centro histórico de Curitiba, muita celebração, música, arte, história e religiosidade!

Festa do Rosário

Exposição “Presença Negra em Curitiba”

Permanece em cartaz a exposição “Presença Negra em Curitiba”, na Casa Romário Martins. A mostra desvela diversos aspectos da presença e da participação dos negros na formação de Curitiba, dos primórdios da Vila ao tempo das discussões e conquistas atuais. No decorrer do tempo, constituíram associações, produziram arte de qualidade admirável e tornaram-se profissionais de destaque em vários campos de atuação –  na advocacia, na engenharia, na docência, entre outros.

Local: Casa Romário Martins – Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem – São Francisco

Horário de funcionamento: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado)

Feira Afro

De 15 a 18 de novembro o Memorial de Curitiba vai receber mais uma vez a Feira Afro, um evento de cultura, culinária e ancestralidade que reúne afroempreendedores e artistas brasileiros, africanos e caribenhos.

Local: Memorial de Curitiba

Data: de 15 a 18/11

Horário: das 9h às 18h

Oficina de Trança

Dia 15, as 9h, no Memorial de Curitiba

Oficina de Dancehall, com Giovana Marcon

O dancehall nasceu nos guetos da Jamaica e é embalado pelo som do raggamurffin, gênero musical também típico daquele país. No início, os passos assemelhavam-se ao hip-hop, mas, com o tempo, os dançarinos foram criando estilos próprios. É uma dança solo, com ênfase no quadril e no peitoral que explora a sensualidade e a diversão.

Dia 16/11, as 9h30, saindo do Memorial de Curitiba

Linha Preta

A Linha Preta é um percurso no centro histórico de Curitiba, guiado por especialistas em história afrocuritibana e afroparanaense. O passeio revela diversos aspectos da memória afrocuritibana, passando por lugares e personagens invisibilizados na nossa história “oficial”.

Confira a programação completa da Festa do Rosário aqui

 

Data: 12/11/2018
Fonte: Festa do Rosário

Veja Também