Uma pesquisa do Ministério do Turismo publicada dia 24/8 confirma a forte vocação de Curitiba para o turismo de negócios. Embora seja a oitava colocada no ranking das cidades mais populosas do País, Curitiba supera outras grandes metrópoles quando o assunto é turismo de negócios. A capital do Paraná foi o terceiro destino mais procurado por estrangeiros que vieram ao Brasil fazer negócios ou participar de eventos e convenções no ano passado. Ficou atrás somente para São Paulo e Rio de Janeiro.
O segmento motivou 32,5% dos visitantes internacionais que visitaram a cidade no ano passado. Argentina (12,2%), Estados Unidos (11,6%), Paraguai (10,9%) e Alemanha (7,2%) foram os principais países emissores.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, ressalta que a Prefeitura vem trabalhando para fomentar o turismo de forma geral. Desde início do ano, o Instituto já promoveu 31 capacitações em diferentes setores do mercado, como atendentes do Disque-Turismo, taxista, entre outros. “A ideia é que a cadeia de serviços esteja preparada para bem receber o turista”, explica.