BLOG

Curitiba recebe um dos maiores eventos de moda sustentável do planeta

Novidades

O Fashion Revolution Week desembarca pela primeira vez na capital paranaense entre os dias 23 e 29 de abril,

O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos.

A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.

A moda é uma força a ser considerada. Ela inspira, provoca, conduz e cativa. O Fashion Revolution quer ajudar a tornar a moda uma força para o bem.“O Fashion Revolution Day promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”, diz Lola Young, criadora do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda no Reino Unido.

A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, completa: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos.

Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

Curitiba será uma das sedes que movimentarão a semana do movimento Fashion Revolution 2018, dos dias 23 a 29 de abril. Em diversos locais da cidade, estilistas, profissionais do universo fashion e pensadores se reunirão para discutir a indústria da moda, desde a força de trabalho feminina às questões produtivas, como trabalhos análogos à escravidão.

As oficinas, que acontecerão durante a semana toda, irão incentivar os participantes a estarem mais perto dos processos naturais e manuais, como oficinas de tingimento natural, tricô, crochê e upcycling.

Programação completa

24/04 (terça-feira), a partir das 19h30 – Local: Hotel Centro Europeu Tourist – Abertura da Semana Fashion Revolution e Bate-papo “A Revolução da Moda de todo dia”. Participantes: Alexandre Linhares e Tifany F., da marca autoral curitibana H-AL.

25/04 (quarta-feira), a partir das 14h às 17h – Local: Centro Europeu Batel – Oficina “A moda e o tempo”, com a estilista Caroline Bergamo.

25/04 (quarta-feira), a partir das 19h30 – Local: Hotel Centro Europeu Tourist – Palestra “A moda e o feito à mão: o resgate da percepção do tempo”, com a estilista Francesca Córdova.

26/04 (quinta-feira), das 16h às 18h – Local: Centro Europeu Batel – Banco de Tecidos com Kamila Olstan, da marca curitibana Farrapo Custom.

26/04 (quinta-feira), a partir das 19h30 – Local: Hotel Centro Europeu Tourist – Palestra “A sustentabilidade e o mercado de moda”, com Andressa Rando Favorito, Kamila Olstan e Ellen Piragine.

27/04 (sexta-feira), das 14h às 17:30h– Local: Centro Europeu Batel – Produção de Moda com as peças que foram apresentadas e confeccionas durante a semana do evento. Coordenação da stylist Andrea Gappmeyer; roupas de Alexandre Linhares, Farrapo Custom, Caroline Bergamo e Francesca Córdova; acessórios de Ellen Piragine; e produção, styling e maquiagem dos alunos de Design de Moda, Fotografia, Consultoria de Imagem e Make up Design do Centro Europeu.

27/04 (sexta-feira), a partir das 19h – Local: Centro Europeu Batel – Encerramento com projeção do documentário River Blue.

As atividades serão realizadas na sede do Centro Europeu no bairro Batel (Rua Benjamin Lins, 999) e no Hotel Centro Europeu Tourist (Praça General Osório, 61 – Centro). Mais informações e inscrições pelo Facebook oficial do Centro Europeu (www.facebook.com/centroeuropeu) ou pelo telefone (41)3233-6669.

 

fonte:jornaldooeste