BLOG

Túnel do Tanguá agora é um laboratório geológico com visitas guiadas

Passeios e atrativos

O prefeito Rafael Greca e a governadora Cida Borghetti lançaram na última quinta feira (21), no Parque Tanguá, a visitação guiada do túnel que passa pelo paredão de pedras, agora chamado Laboratório Geológico do Parque Tanguá. O evento ainda marcou a certificação de uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), uma área no Abranches que leva o nome do arquiteto Alfred Willer.

O túnel do Tanguá estava fechado desde 2016, quando uma rocha caiu e danificou a passarela. Por causa do acidente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente deu início a uma série de estudos que agora permitem o passeio com mais segurança. A secretária Marilza Dias participou da solenidade.

“Assim que a Marilza assumiu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pedi que mandasse arrumar e ela agregou à ideia do antigo túnel, que era apenas uma evocação romântica e um dos atrativos do parque, transformando-o em uma centro de estudos geológicos”, contou o prefeito.

“É interessante que as pessoas venham ver as entranhas da nossa terra, o granito e o basalto tão antigos, documentação do momento da criação que nos faz ver o quanto a terra é sagrada. Quanto mais respeitarmos a terra, mais sagrada e mais perene será a nossa vida sobre ela”, completou o Greca.

Universidade

A secretária Marilza destacou que os estudos para a reabertura tiveram o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do professor de Geotecnia Eduardo Dell’Avanzi. “O prefeito nos pediu que não medíssemos esforços para fazer com que o túnel voltasse a receber visitantes e deixasse de ser um espaço degradado”, lembrou.

Marilza também agradeceu o apoio da Secretaria de Obras Públicas nos serviços de infraestrutura e de iluminação do túnel, que facilitarão as visitas guiadas. O trabalho feito pelo Departamento de Parques e Praças, não apenas no Tanguá, mas em toda a cidade, foi elogiado pela governadora Cida Borghetti.

As visitas guiadas pré-agendadas serão feitas por grupos de, no máximo, 20 pessoas, com uso de equipamentos de segurança. Os passeios começam em julho e os interessados podem se inscrever por meio do endereço visitaguiadatunel@smma.curitiba.pr.gov.br.

É preciso informar nome, RG, telefone e idade. A confirmação da data da visita será feita em resposta à mensagem.

Área verde

A solenidade fez parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se estendeu por todo o mês de junho. A data foi marcada, ainda, pela criação de uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM).

O prefeito assinou o decreto de criação e entregou o certificado à família proprietária da área, representada por Daniel Willer, filho de Alfred Willer, arquiteto que participou da criação de diversos ícones na cultura da cidade e foi o primeiro presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Para Daniel, foi muito importante testemunhar a certificação da área de sua família como Reserva Natural. “Estamos em um momento em que se torna ainda mais importante cuidar da preservação das nossas áreas verdes. Curitiba dá exemplo para o Brasil, que é um país com tantas riquezas naturais”, comentou.

Curitiba já é uma cidade com 60 metros quadrados de área verde por habitante, mais do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. “Com esta reserva, chegamos a 22 áreas particulares preservadas e já temos mais 10 processos de análise em andamento”, reforçou Marilza.

A Reserva Alfred Willer tem seis mil metros quadrados de área e fica no Abranches. Com ela, são mais de 246 mil metros quadrados de área verde preservados em Curitiba.

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito e Secretário de Obras, Eduardo Pimentel; o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a presidente da Fundação Cultural de Curtiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; e a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr.

Estiveram presentes, ainda, o deputado federal Luciano Ducci; a deputada estadual Maria Victoria; o gerente-geral da Região Metropolitana e Litoral da Sanepar, Antônio Carlos Gerardi; Anselmo Geronasso, membro da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (APAVE); e o responsável pelo projeto da RPPNM Alfred Willer, Cleverson Andreoli.

Os vereadores Julieta Reis, Thiago Ferro, Oscalino do Povo e Colpani também prestigiaram a solenidade.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba.