BLOG

Lugares para levar as crianças em Curitiba no período de férias

Conheça Curitiba

Curitiba tem programas variados para as crianças no período de férias. Na cidade, os pequenos encontram uma série de brincadeiras, contação de histórias e belos jardins e parques para se divertirem ao ar livre. Lembrando que as crianças de até cinco anos não pagam entrada na Linha Turismo – os ônibus que circulam pelos principais atrativos turísticos.

Bondinho da RUA XV

O antigo bondinho está ali desde 1973. Já foi local de recreação para crianças. Desde 2010 funciona como espaço cultural, onde se pode aproveitar o tempo para leitura. Aos sábados (das 9h às 14h) vale participar do Lazer da XV, com atividades no entorno do bonde.

Endereço: Rua XV de Novembro (esquina com Rua Ébano Pereira) – Centro.

 

Bosque Alemão

O bosque tem mirante, café, oratório. pórtico. Outro destaque é o Caminho dos Contos – que apresenta a história de João e Maria, clássico dos irmãos Grimm. A trilha conta com a Casa da Bruxa, uma biblioteca onde há contação de histórias nos fins de semana (às 11h, 14h e 16h).

Endereço: Rua Nicolo Paganini (esquina com Rua Franz Schubert) – Vista Alegre.

Bosque Reinhard Maack

O bosque fica em uma área de preservação ambiental e tem a Trilha da Aventura, com brinquedos construídos em troncos de eucalipto. As crianças tem que passar por vários obstáculos.

Endereço: Rua Waldemar Kost – Hauer

 

Centro Cívico

Aos domingos a Prefeitura de Curitiba promove o programa de Lazer no Centro Cívico, onde as crianças podem se divertir com os brinquedos e participar de oficinas de bicicleta e patins. A ação acontece na praça Nossa Senhora de Salete, Das 10h às 14h.

Endereço: Avenida Cândido de Abreu, 1.039 – Centro Cívico.

 

Gibiteca (Solar do Barão)

Quem gosta de gibis não pode deixar de dar uma passada na Gibiteca de Curitiba. Criada em 1982, possui exemplares de todos os gêneros de histórias em quadrinhos: infantis, heróis, humor, terror, cartuns, mangás e fanzines.

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro

 

Museu Oscar Niemeyer

Esse museu é diferente. Só o formato peculiar do edifício já vale a visita. O espaço tem exposições variadas e conta com algumas ações para crianças, como visitas monitoradas, oficinas de artes, cartilha lúdica e colônia de férias em janeiro e julho. Um atrativo à parte, nos fundos do museu, há um grande gramado apelidado pelos curitibanos de Parcão. O local é aberto e os donos de cães aproveitam para deixá-los livres. As crianças adoram correr com os bichinhos.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.

 

Parque Barigui

Esse parque é um dos mais frequentados pelos curitibanos. Nele há diversas opções de lazer para aproveitar o dia: pistas de caminhada, ciclovia, locais para churrascos e piqueniques, canchas esportivas, trilhas. Sem conta o Museu do Automóvel, que fica ali também. Além disso, o parque ainda é refúgio de muitas capivaras.

Endereço: Rodovia do Café, Km 0 – Santo Inácio.

 

Passeio Público

Primeiro parque e primeiro Zoológico de Curitiba, o Passeio Público ainda abriga hoje alguns animais de pequeno porte. É um espaço com muitas opções para se divertir: tem parquinho, aquário, terráreo, pedalinho, ciclovia, ponte pênsil.

Endereço: Rua Presidente Faria (entre as ruas Carlos Cavalcanti e João Gualberto) – Centro Cívico.

 

Parque São Lourenço

O parque tem um parquinho infantil, pista de rolimã, churrasqueiras e espaço para piquenique, centro de criatividade, teatro, canchas esportivas e ciclovia. Tudo em um espaço bem arborizado, com um belo lago e animais como gansos, por exemplo.

Endereço: Rua Mateus Leme (esquina com Rua Nilo Brandão e Rua José Brusamolin) – São Lourenço

 

Zoológico

O Zoológico de Curitiba tem mais de mil animais de espécies do mundo inteiro. São aves, répteis, mamíferos e anfíbios vivendo em recinto semelhante ao ambiente natural.

Endereço: Rua João Miqueletto – Boqueirão.

 

Fonte: Where Curitiba