BLOG

Curitiba Free Walking é opção para conhecer a cidade sem pagar nada

Conheça Curitiba

O Curitiba Free Walking é um projeto criado em 2014 por voluntários, na intenção de mostrar aos visitantes e moradores, uma visão diferente de Curitiba.

É bastante comum encontrar pessoas que, mesmo morando na capital, não conheçam sobre sua história ou turistas que chegam à cidade e querem saber mais sobre relatos antigos do local visitado. Com a intenção de tomar as ruas do Centro Histórico que o Curitiba Free Walking foi criado.

O passeio é gratuito e sempre conta uma novidade ou curiosidade que cerca o local, como as peripécias do urbanismo, lendas urbanas como a da garota que morreu tentando ser atriz no local onde hoje abriga o Teatro Guaíra, e o dirigível zepelim que foi avistado pela cidade e gerou a curiosidade (e o medo) de muita gente (ele foi inclusive representado no painel de Poty Lazarotto no Largo da Ordem).

Curitiba Free Walking

Hoje, oito jovens voluntários, com formações em turismo, engenharia ambiental e arquitetura passeiam com os turistas, contando cada uma dessas histórias.

Para Heloísa Coutinho, uma das fundadoras do Curitiba Free Walking, a ideia surgiu da falta de opções turísticas que contassem a história de Curitiba para quem passasse por aqui – e até mesmo para seus próprios habitantes. “A Copa do Mundo estava vindo para Curitiba e nós não tínhamos uma opção de passeio que desse informações e curiosidades da cidade de forma gratuita, como temos em outras cidades do mundo. A partir daí, resolvemos iniciar o projeto em 2014 e continuamos até hoje”, conta.

Passeio Curitiba Free Walking

O grupo se encontra na Praça Santos Andrade, passa pela rua XV de Novembro, Paço da Liberdade, Praça Generoso Marques, Largo da Ordem e termina no Relógio das Flores, ainda no Centro Histórico de Curitiba.

Ponto de Encontro e Hora

O Curitiba Free Walking acontece sempre aos sábados às 11 horas. O passeio tem duração de aproximadamente 2 horas.

O que levar

A caminhada é leve, mas é indicado o uso de sapatos confortáveis, protetor solar, um boné se for o caso de muito sol e água.

Em caso de chuva

O clima em Curitiba é meio instável, mas isso faz parte do charme da cidade. Só que passeio não acontece em caso de chuva, afinal a intenção não é fazer o visitante ficar doente. Fique de olho nas redes sociais , caso o passeio seja cancelado, eles avisam em até uma hora antes do horário marcado.

Aproveite para conhecer 6 passeios diferentes em Curitiba.

 

Data: 02/08/2018

Fonte: Gazeta do Povo e Free Walking