O Dia do Soldado será celebrado com diversas atrações na Praça Rui Barbosa, nos dias 24 (sexta-feira) e 25 (sábado) de agosto. Será um evento interativo para a participação de pessoas de todas as idades. Além de exposições fotográficas e de veículos do Exército, haverá passeios em blindados e viaturas, demonstrações de cães treinados para o emprego militar, observação de tiro de artilharia por meio de software, oficinas de motores simulando acidentes, pista de cordas, degustação de ração operacional, entre outras atividades.
A abertura, na sexta-feira, terá hasteamento das bandeiras nacional, de Curitiba e do Paraná e apresentações de bandas militares e da Banda Lyra. Nos dois dias, as comemorações serão realizadas das 8h às 17h. Como estrutura de apoio, haverá food trucks e atividades de lazer da Prefeitura, com a participação de crianças que integram o projeto Linhas do Conhecimento. A programação conta ainda com participação do Colégio Militar de Curitiba.
Dia do Soldado: Data e local históricos
O local do evento foi definido em reunião entre prefeito Rafael Greca e o comandante da 5a Região Militar, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Na Praça Rui Barbosa, que já foi sede do Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército, vamos celebrar o Dia do Soldado em dois dias de eventos, com várias atrações”, afirmou o prefeito.
O Dia do Soldado é celebrado, anualmente, em 25 de agosto. A data faz referência ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. O tema da campanha deste ano é “Soldado do Exército: por você, por todos”.
Heróis da Lapa
A 5ª Região Militar recebeu a denominação histórica de Região Heróis da Lapa, em 21 de julho de 1989. Conta com 18.000 militares da ativa, tendo sob sua responsabilidade 53 Organizações Militares, 20 Tiros de Guerra e 36 Delegacias do Serviço Militar. É responsável pelo apoio logístico, territorial, administrativo e de pessoal do Exército nos Estados do Paraná e de Santa Catarina.