BLOG

Pesquisa aponta Curitiba como capital que mais vai ao museu

Conheça Curitiba

A pesquisa Cultura nas Capitais foi divulgada e Curitiba aparece como a capital que mais frequenta museus, no ranking com 38%.

Um detalhamento inédito foi apresentado sobre a relação com atividades culturais e de lazer da população de 12 capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém e São Luís –, um universo que representa mais de 33 milhões de brasileiros.

A capital paranaense divide com Belo Horizonte a primeira colocação no ranking de frequência a museus entre as maiores cidades brasileiras.

A pesquisa foi feita pela agência JLeiva Cultura & Esporte, responsável pela análise dos dados, e pelo Datafolha, que fez o trabalho de campo e processamento das informações.

Foram ouvidas 10.630 pessoas com idade a partir de 12 anos, entre os dias 14 de junho e 27 de julho de 2017. As pessoas foram abordadas pessoalmente em pontos de fluxo e o questionário, com 55 perguntas, tinha o objetivo de traçar um panorama dos hábitos culturais brasileiros.

MON-Curitiba

O estudo entrevistou 602 moradores de Curitiba, sobre suas práticas culturais ao longo dos 12 meses anteriores. De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados afirmou ter visitado um museu curitibano no período de um ano.

Apesar do recorde nacional compartilhado, ir ao museu não é a atividade cultural preferida dos curitibanos. Segundo o grupo que respondeu à enquete, as atividades preferidas são a ida ao cinema (68%) e leitura de livros (67%).

Além dessas questões, o estudo procura ainda entender como algumas variáveis demográficas, sociais, econômicas e comportamentais influenciam a vida cultural da população. Todas as informações também estarão disponíveis para acesso público e gratuito no site: www.culturanascapitais.com.br.

MON

O Museu Oscar Niemeyer é o grande responsável pela liderança curitibana no quesito visitação a museus. Segundo o levantamento Cultura nas Capitais, 60% dos curitibanos afirma já ter visitado o MON alguma vez, e 96% sabem ao menos da “existência” do espaço.

De acordo com Elen Cunha, da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem), órgão da secretaria estadual de Cultura, o MON é o chamariz principal de um bom momento dos museus públicos de Curitiba.

“O MON é o carro-chefe, sem dúvida. Nos últimos anos, o museu soube apostar em exposições que ao mesmo tempo representavam a arte local e nacional, além de grandes exposições internacionais. Também soube trabalhar mostras com apelo de público ao usar elemento como interatividade”, disse.

Ela observa, porém, que número de visitantes a museus públicos de Curitiba, administrados pelo governo do estado, cresceu de forma geral aumentado de 70% nos últimos sete anos, saltando de 281 mil visitantes em 2011 para 482 mil em 2017, de acordo com levantamento do Cosem.

Conheça o MON e vários outros museus de Curitiba no Guia do Curta Curitiba

 

Data: 28/08/2018

Fonte: Bem Paraná e Gazeta do Povo