BLOG

Prédio central de Curitiba ganha Painel Multicolorido do duo Bicicleta sem Freio

Conheça Curitiba

Curitiba acaba de ganhar um painel multicolorido público bem no centro da cidade. A arte ganhou forma na lateral de um prédio na Rua Marechal Deodoro 686, pelas mãos dos ilustradores goianos do duo Bicicleta Sem Freio, Douglas Pereira e Renato Reno.

O evento faz parte do projeto “Mucha Cores, que em sua primeira edição criou e produziu um painel público permanente de quase 300 metros quadrados, desenvolvido pelo Bicicleta Sem Freio diretamente sobre superfície arquitetônica do prédio. A ilustração foi consensualmente escolhida por seus respectivos autores e pela Fundação Cultural de Curitiba, procurando estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana.

A intenção é estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana. A obra começou a ser realizada dia 13 de agosto e o público pôde acompanhar a evolução do trabalho. O mural retrata flores e cores da Mata Atlântica e a ave gralha azul, típica do Sul do Brasil e um dos símbolos curitibanos.

“Convidamos o Bicicleta Sem Freio para que a arte contribua de uma maneira mais afetiva e efetiva no repensar e atuar na urbanidade”, diz a designer Giusy De Luca, idealizadora do Mucha Tinta. “Dados do IBGE revelam que 96% dos brasileiros não frequentam museus e que 93% nunca foram a uma exposição de arte, por isso é tão importante levar a arte até as pessoas. Nosso objetivo principal é de acesso público.”

“Curitiba é uma das cidades mais legais do Brasil. Já visitamos algumas vezes e agora podermos pintar e participar desse projeto é muito legal. Desde 2016 estamos em produção desse painel. A expectativa é muito alta. A parede é bem grande, um desafio pessoal, mas vamos de coração aberto e muita vontade de se divertir”, conta Renato Reno.

O Mucha Cores com Bicicleta Sem Freio tem produção de Bernardo Bravo Soares, é incentivado pela fintech curitibana EBANX, pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Prefeitura de Curitiba. Os apoiadores são Centro Europeu, Fitto, Solaris, Tintas Verginia, e Vila Urbana.

painel multicolorido bicicleta sem freio

Sobre o Mucha Tinta

Mucha Tinta é uma produtora de arte que, desde 2007, trabalha com um coletivo de artistas para desenvolver projetos de artes visuais para o mercado cultural e de comunicação. Idealizado por Giusy De Luca, designer gráfica formada pela PUC-PR e representante de Curitiba no MICA (Mercado de Industrias Culturales y Creativas de Argentina 2017), responsável por projetos multidisciplinares que envolvam redes de criação, comunicação, integração social, produções culturais, eventos corporativos e agenciamento de artistas.

 

Sobre o Bicicleta sem Freio

Projeto formado pelos ilustradores goianos Douglas Pereira e Renato Reno, cujas principais características são o trabalho manual, o capricho tipográfico e o desenho de mulheres. Com influências que vão de Edward Mucha a James Jean, os garotos exploram com maestria as cores, as formas e as curvas dos mais variados tipos de garotas, sempre com uma dose de psicodelia e humor únicos. Boa parte de seus primeiros trabalhos foram cartazes para shows de rock e eventos culturais. De certa maneira, essa atuação tem influência direta no surgimento da banda Black Drawing Chalks, que Douglas faz parte. A dupla assina murais em vários lugares do mundo, como Montreal e México, e tem importantes clientes internacionais, como Nike e UFC. Logo após a conclusão do projeto “Mucha Cores”, em Curitiba, o Bicicleta Sem Freio se prepara para uma sequência de produções de obras públicas na Europa e nos Estados Unidos, em centros como Londres, Berlim, Miami, Las Vegas, Los Angeles, Hawaii e Nova Iorque.

 

Notícias relacionadas

Pesquisa aponta Curitiba como capital que mais vai ao museu

Data: 04/09/2018

Fonte: Mundo Livre e Gazeta do Povo.