Curitiba acaba de ganhar um painel multicolorido público bem no centro da cidade. A arte ganhou forma na lateral de um prédio na Rua Marechal Deodoro 686, pelas mãos dos ilustradores goianos do duo Bicicleta Sem Freio, Douglas Pereira e Renato Reno.
O evento faz parte do projeto “Mucha Cores”, que em sua primeira edição criou e produziu um painel público permanente de quase 300 metros quadrados, desenvolvido pelo Bicicleta Sem Freio diretamente sobre superfície arquitetônica do prédio. A ilustração foi consensualmente escolhida por seus respectivos autores e pela Fundação Cultural de Curitiba, procurando estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana.
A intenção é estimular a apreciação da comunidade e revitalizar a paisagem urbana. A obra começou a ser realizada dia 13 de agosto e o público pôde acompanhar a evolução do trabalho. O mural retrata flores e cores da Mata Atlântica e a ave gralha azul, típica do Sul do Brasil e um dos símbolos curitibanos.
“Convidamos o Bicicleta Sem Freio para que a arte contribua de uma maneira mais afetiva e efetiva no repensar e atuar na urbanidade”, diz a designer Giusy De Luca, idealizadora do Mucha Tinta. “Dados do IBGE revelam que 96% dos brasileiros não frequentam museus e que 93% nunca foram a uma exposição de arte, por isso é tão importante levar a arte até as pessoas. Nosso objetivo principal é de acesso público.”
“Curitiba é uma das cidades mais legais do Brasil. Já visitamos algumas vezes e agora podermos pintar e participar desse projeto é muito legal. Desde 2016 estamos em produção desse painel. A expectativa é muito alta. A parede é bem grande, um desafio pessoal, mas vamos de coração aberto e muita vontade de se divertir”, conta Renato Reno.
O Mucha Cores com Bicicleta Sem Freio tem produção de Bernardo Bravo Soares, é incentivado pela fintech curitibana EBANX, pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Prefeitura de Curitiba. Os apoiadores são Centro Europeu, Fitto, Solaris, Tintas Verginia, e Vila Urbana.