Exposição permanente e espaço de pesquisa
A visita à Cinemateca é a oportunidade para ver uma exposição permanente de equipamentos cinematográficos antigos. No acervo, objetos de muito antes dos multiplex de shopping centers, de quando produzir e ir ao cinema era uma experiência bem diferente. Entre os objetos em exposição, câmeras, projetores e muitos cartazes de filmes antigos. O local também conta com a Biblioteca Arnaldo Fontana, que está sendo reorganizada e abriga material de pesquisa sobre centenas de produções cinematográficas locais – e aceita doações de materiais de filmes produzidos no estado.
Oportunidade para aprender a fazer um filme
A Cinemateca abre, de tempos em tempos, um curso prático de cinema, realizado pelo Núcleo de Produção da Cinemateca, em que é possível aprender a fazer um filme do início ao fim. Quem cuida do curso é o coordenador do espaço, o cineasta Marcos Saboia, em parceria com o diretor e roteirista Nivaldo Lopes.
Atualmente, há uma turma de bombeiros passando por essa formação. “Toda vez que abre edital, temos quinhentas, seiscentas pessoas interessadas”, conta Saboia. As turmas têm 30 vagas e um currículo de 180 horas, distribuído em aulas durante sábados e domingos inteiros. “A gente faz por amor à arte. E a cada turma, quatro ou cinco pessoas continuam trabalhando com cinema”, revela Saboia. No momento não há vagas para o curso, mas quando é aberto, o edital fica disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba.
Para assistir filmes e para pensar
A Cinemateca oferece duas sessões diárias de cinema todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras. Em cartaz, filmes brasileiros de distribuidoras, locais e os estrangeiros que chegam em parceria com institutos de ensino, como a Aliança Francesa. Os ingressos para as sessões pagas custam sempre R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada), mas também há a programação gratuita, como o Cine Debate.
Você pode exibir seu filme na Cinemateca
A Cinemateca de Curitiba também é um espaço para exibição da produção de cinema feita aqui. Quem tem um filme e quer exibi-lo no cinema, pode solicitar na administração do espaço. O serviço não é cobrado.
Data: 10/09/2018
Fonte: Gazeta do Povo