BLOG

Grupo “Regional Curitibano” lança CD em homenagem a bairros de Curitiba

Eventos Culturais

O grupo “Regional Curitibano” lança um projeto musical especial para homenagear Curitiba. Idealizado pelo músico João Egashira, a produção será um CD com doze composições inéditas inspiradas em doze bairros de Curitiba. Com objetivo de aproximar a população da música instrumental paranaense, o trabalho será exibido em shows gratuitos em diferentes regiões da capital paranaense.

O projeto foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, tem o incentivo do Grupo Positivo, Shopping Mueller e apoio da Saüí Cultural.

Para o projeto foi formado um grupo cuja instrumentação se assemelha a um “conjunto regional” de choro, constituído por músicos atuantes na cidade de Curitiba: Gabriel Schwartz (flauta), Julião Boêmio (Cavaquinho), Fabiano Silveira, o Tiziu (violão 7 cordas), Luis Rolim (percussão e bateria) e João Egashira (violão).

Regional Curitibano

“O Regional Curitibano é uma espécie de tributo, como forma de gratidão à cidade que permitiu que as carreiras dos músicos envolvidos no projeto se desenvolvessem. Naturalmente, também os músicos não foram escolhidos ao acaso: além de serem todos exímios instrumentistas, quatro deles são compositores constantes, ou seja, fazem da composição um exercício praticamente diário. Iremos apresentar música essencialmente curitibana”, conta João Egashira.

João, Julião, Gabriel e Tiziu são os compositores das músicas, encomendadas especialmente para o projeto. Elas mesclam todas as influências musicais que possuem em suas formações, como o rock, a música erudita, o jazz, o pagode, a música nordestina, a música contemporânea, e especialmente o choro.

Para os shows, Clayton Rodrigues (sopros) substituirá Gabriel Schwartz, um dos compositores do projeto e que foi quem participou das gravações do CD. Gabriel passará uma temporada no Canadá desenvolvendo seu mestrado em composição.

Os bairros homenageados são aqueles que são sede dos dez Núcleos Regionais: Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Centro, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara. Dentre as composições estão a “Valsa de Domingo” (Gabriel Schwartz), dedicada à Santa Felicidade; “Choro em silêncio” (Fabiano Tiziu), dedicada ao Portão; “Espetinho de gato no Parque Cambuí” (Julião Boêmio), dedicada ao Fazendinha, dentre outras.

Além dos bairros das regionais, também foi homenageado o Prado Velho com a música “Paiol de sons” (João Egashira) porque neste bairro fica o Teatro do Paiol, que vai receber um dos shows de lançamento do CD, no dia 16 de outubro.

Minutos antes das apresentações que acontecem nas regionais, também serão ministradas palestras gratuitas pelo autor do projeto, João Egashira. Ele, que desde muito cedo teve contato com a música passando pelos Conservatório Vila Lobos e de MPB, fala para o público sobre o choro em Curitiba. A palestra intitulada “Chorando em Curitiba”, que foi tema de estudo de especialização e mestrado do músico, vai falar do movimento do choro na cidade e sobre o Clube do Choro de Curitiba. Tanto os concertos quanto as palestras, terão entrada franca.

O CD Regional Curitibano estará à venda após os shows (somente nas apresentações do Paiol e do Positivo) e custará R$ 20. Os shows do Regional Curitibano acontecem de 05 de setembro a 19 de outubro e as datas completas você confere abaixo, na Agenda de Eventos do Curta Curitiba.

Data: 18/09/2018

Fonte: Bem Paraná

Veja Também