O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a partir desse mês, a exposição sobre o fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996), que transformou seu trabalho em um grande panorama dos cinco continentes, incluindo o Brasil, onde realizou uma profunda pesquisa.
Fotógrafo, etnólogo e antropólogo, Verger viveu parte da sua vida na cidade de Salvador (BA), inclusive com uma produção escrita significativa sobre esta cultura. Com curadoria de Alex Baradel e Marcelo Guarnieri, a exposição conta com aproximadamente 150 imagens, e está dividida por núcleos que compreendem distintos momentos do seu trabalho, onde o público pode perceber toda a extensão historiográfica e fotográfica da obra de Verger pelo mundo.
Estão em exibição os primeiros vintages – impressão fotográfica realizada enquanto o autor era vivo; as fotografias para a imprensa francesa, feitas entre 1932-1934; o registro da Segunda Guerra Mundial; o Nordeste brasileiro; os cultos afro-brasileiros; a Segunda Guerra Sino-Japonesa, entre outras documentações.
A mostra fica em cartaz até dia 10 de março de 2019 e visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h.