Curitiba é uma das principais cidades do Brasil que possui estrutura para receber portadores de necessidades especiais, e recebe muitos elogios por todo seu planejamento estrutural. Conheça alguns pontos relevantes na capital paranaense que possuem condições para turismo adaptado.
Transporte
Um dos pontos fortes da capital é seu sistema de transporte, que visa aperfeiçoar a vida de todos os cidadãos e com um cuidado diferenciado para aqueles que possuem necessidades especiais. As estações tubo são pontos de embarque e desembarque em locais escolhidos estrategicamente e que facilitam o acesso dos portadores de necessidades especiais aos meios de transporte. A cidade conta também com o maior ônibus do mundo, apelidado pelos habitantes de “Ligeirão”, o veículo possui uma boa estrutura para receber portadores de necessidades com deficiências físicas, auditivas e visuais (para os deficientes físicos foi disponibilizado um sistema onde os mesmos podem avisar os outros passageiros o ponto em que vão descer, os deficientes auditivos podem saber das paradas através de luzes que se ascendem dentro do ônibus e para os deficientes visuais avisos sonoros que informam as estações por onde o ônibus para e passa). Outro ponto positivo é que não se deve esperar por horas até que um dos ônibus adaptados passe, pois a maioria deles já está preparado para receber os deficientes.
Pontos Turísticos
Curitiba tem implantado em seus principais pontos turísticos, agentes facilitadores para quem possui alguma necessidade especial. Abaixo estão indicados alguns locais com acesso mais facilitado.
O calçadão da Rua XV, por exemplo, possui em toda sua extensão faixas no piso com textura e cor diferenciadas, para facilitar a identificação do percurso para deficientes visuais, além de avisos sonoros nos semáforos que atravessam o trajeto. Na entrada das calçadas, as guias são rebaixadas ou possuem pequenas rampas que facilitam o acesso para quem está de cadeira de rodas.