BLOG

Curitiba 326 anos: veja o que está programado para a festa

Novidades


Foto: Daniel Castellano/SMCS

Uma ampla programação descentralizada da Prefeitura vai celebrar os 326 anos de Curitiba. O aniversário é só no dia 29 de março, mas as comemorações iniciam no dia 11 e se estendem até a primeira quinzena de abril. Entre as inaugurações, lançamentos e eventos agendados, destacam-se uma inédita Feira de Inovação em pleno calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro; a edição 2019 do Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes do mundo; a inauguração do complexo cultural Cine Passeio, no Centro; a entrega de cinco novos Faróis do Saber e Inovação e o lançamento de três aplicativos da capital, entre eles, o Curitiba APP.

“Este é o aniversário em que comemoramos a inovação, um compromisso da minha gestão e também do Vale do Pinhão”, afirma o prefeito Rafael Greca, em relação ao movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da capital. Também fazem parte do calendário de celebração dos 326 anos da capital a entrega de 96 moradias da Cohab, de 60 novos ônibus do transporte coletivo, de três Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de duas hortas comunitárias, do Sacolão da Família da Rui Barbosa e de mais módulos móveis da Guarda Municipal.


A comemoração descentralizada inicia em todas as dez Regionais da Prefeitura, no dia 11 de março, com as Ruas da Cidadania se transformando em um grande palco ao ar livre onde será encenada uma peça teatral sobre a história da fundação de Curitiba. “A celebração terá teatro de rua em autos de formação de plateia para as artes cênicas”, destaca Greca, sobre as apresentações da Fundação Cultural de Curitiba.

Feira de inovação

No dia 12 de março, será reaberta a UPA do Pinheirinho e inaugurado o Farol do Saber e Inovação Tasso da Silveira, no mesmo bairro. No dia 19, ocorrem a entrega do Sacolão da Família da Praça Rui Barbosa, no Centro; e da quarta loja #CuritibaSuaLinda, no Espaço Cultural David Carneiro, no Batel.

No dia 27, o prefeito inaugura o complexo cultural Cine Passeio, no Centro. Localizado na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, o espaço receberá o segundo coworking público do país, o Worktiba Cine Passeio, que contará com 30 startups.

Entre os dias 28 e 30 de março, o calçadão da Rua XV de Novembro receberá uma inédita Feira da Inovação, promovida pela Agência Curitiba. O evento, que terá como grande símbolo um gigantesco pinhão estilizado representando o Vale do Pinhão, reunirá startups e empreendedores que vão expor para a população tecnologias e soluções inovadoras.

Além da tradicional festa de aniversário no Parque Barigui (31/3), a celebração do aniversário de Curitiba terá, no dia 29 de março, o Mutirão da Rua da Cidadania do Tatuquara, que irá oferecer para a população dezenas de serviços gratuitos.

Mundo se volta para encontro do BRICS e Smart City Expo Curitiba 2019

Dois eventos internacionais também serão destaques na agenda de aniversário de Curitiba. O Memorial de Curitiba e o Salão de Atos do Parque Barigui sediam, nos dias 12, 13 e 14 de março, uma cúpula de representantes do BRICS, o grupo formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Durante três dias, vice-ministros de relações internacionais dos países que compõem o bloco vão discutir assuntos relacionados a comércio e cooperação mútua. Um jantar diplomático, no Memorial de Curitiba, deverá ser o ponto alto do encontro.

Nos dias 21 e 22 de março, os olhos do mundo se voltam mais uma vez para a capital, que sediará a segunda edição do Smart City Expo Curitiba. Maior evento de cidades inteligentes do mundo, o fórum internacional deverá receber cerca de seis mil visitantes e irá reunir especialistas em planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.

O evento, no Expo Barigui, será dividido em duas áreas, o congresso, que deverá ter 85 palestrantes, e a feira de soluções inteligentes, onde estará o Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da cidade que irá mostrar as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação de Curitiba. O Smart City Expo Curitiba, que integra a programação especial do Movimenta Curitiba, tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão.

Novos aplicativos vão melhorar o dia a dia da população

Além da atualização do Saúde Já, que acabou com as filas de agendamento nos postos de saúde e receberá novas funcionalidades, os curitibanos vão ganhar, em março, inéditos aplicativos que facilitarão o dia a dia ao disponibilizar uma série de serviços de utilidade em um ambiente simples e acessível.

Com o aplicativo 156, os cidadãos poderão contribuir ainda mais com a gestão da cidade a partir da solicitação de serviços, reclamações e denúncias, além de acompanhar suas solicitações feitas em qualquer canal 156 (telefone e site). O aplicativo Nota Curitibana permitirá seguir o placar com suas notas e créditos, efetuar resgates e acompanhar os sorteios e consultar bilhetes. Já o Curitiba App irá reunir todos os serviços, notificações, notícias e eventos do município, aproximando os usuários, além de oferecer uma interface direta com os demais aplicativos da Prefeitura.

Confira inaugurações, lançamentos e eventos que celebram os 326 anos de Curitiba em março e abril:

12/03 – Reaberta da UPA do Pinheirinho.

12/03 – Inauguração do Farol do Saber e Inovação Tasso da Silveira, no Pinheirinho.

12 a 14/03 – Encontro de representantes do BRICS no Memorial de Curitiba e Salão de Atos do Parque Barigui.

12/03 – Paiol Digital Especial Empreendedorismo Feminino, no Teatro do Paiol, no Prado Velho.

14, 21 e 28/03 – Nas três quintas-feiras, os 16 Sacolões da Família estarão comercializando frutas e verduras a R$ 1,89 o quilo.

15/03 – Inauguração da Feira das Cooperativas, na Rua Jesuíno Marcondes, no Centro.

19/03 – Inauguração do Sacolão da Família da Praça Rui Barbosa, no Centro.

19/03 – Abertura da loja #CuritibaSuaLinda, no Espaço Cultural David Carneiro, no Batel.

19/03 – Inauguração da Central de Encaminhamento Social 24 horas da Fundação de Ação Social (FAS).

21 e 22/03 – Smart City Expo Curitiba 2019, no Expo Barigui.

22/03 – Mutirão Social Viva Curitiba que Não Dorme.

27/03 – Inauguração do complexo cultural Cine Passeio e do segundo coworking público do país (Worktiba Cine Passeio).

28/03 – Inauguração da Horta Comunitária Marumbi/Audi-União, no Cajuru.

28/03- Inauguração do Farol do Saber e Inovação Pablo Neruda, no Cajuru.

28 a 30/03 – Feira da Inovação no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro.

29/03 – Mutirão na Rua da Cidadania do Tatuquara.

29/03 – Abertura das Feiras Especiais de Páscoa, nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro.

31/03 – Festa de aniversário no Parque Barigui.

Abril – Até a primeira quinzena do mês, serão entregues: três Faróis do Saber e Inovação (Portão, CIC e Boqueirão), três CMEIs (Bairro Novo, Boa Vista e Santa Felicidade), um CMAEE (Tatuquara), três CRAS (Bairro Alto, Vila Verde e Monteiro Lobato), 96 apartamentos da Cohab, a Horta Comunitária da Vila Augusta (CIC), 60 novos ônibus, inéditos módulos móveis da Guarda Municipal e o primeiro Liceu da Inovação da FAS, fablab com laboratórios de fabricação por prototipagem (a primeira unidade será na Rua da Cidadania do Cajuru).

Fonte: Bem Paraná.


Veja Também