BLOG

Onde tem cinema, teatro e museu de graça em Curitiba

Conheça Curitiba



Roteiro inclui ainda teatro com programação gratuita e galerias de arte contemporâne
a


Um dos fatores que inibem muitas pessoas de visitar espaços culturais são os preços de ingressos. Em Curitiba, no entanto, não faltam locais com muita diversão e cultura que têm visitação gratuita em todos os dias da semana. As opções são para todos os gostos: quem quer ver novidades nas artes plásticas pode visitar galerias gratuitamente. Se a ideia é conhecer a história do Paraná com objetos de época, museus gratuitos estão de portas abertas ao longo da semana.

O Guia da Gazeta do Povo selecionou alguns lugares onde você pode aproveitar a cultura de forma gratuita.

Museus e galerias

Zuleika Bisacchi Galeria de Arte

Criada pela professora e artista visual que lhe dá nome, a Zuleika Bisacchi tem acervo focado em arte contemporânea, principalmente visual, com pinturas e fotografias. Os nomes do portfólio vão de Sandra Hiromoto a Francisco Brennand. A visitação às obras expostas é gratuita, mas para levar uma delas para casa, é preciso pagar.

Localização: Avenida do Batel , 1550 , Batel
Site: www.zbgaleriadearte.com.br

Galeria de interARTividade

Incrustada em um dos corredores do shopping Pátio Batel, a Galeria de intARTividade tem como foco exposições com pegada tecnológica, geralmente com a possibilidade de interação do público com o material exposto. Equipamentos como telas sensíveis ao toque e sensores de movimento ajudam a criar essa interatividade. Os horários de funcionamento da galeria são os mesmos do shopping.

Localização:  Avenida do Batel, 1868, Batel
Site: www.patiobatel.com.br

Museu Paranaense

Primeiro museu do estado, o Paranaense está desde 2003 no Palácio São Francisco, antiga sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Ali, um acervo de mais de 400 mil itens conta a história do Paraná desde os povos originários do estado até a era das indústrias, que enriqueceu as cidades paranaenses. Itens como máquinas de produção, uniformes militares e pequenos objetos pessoais (como uma xícara para proteger os bigodes dos cavalheiros que tomavam seu cafezinho) ajudam a reconstituir os séculos de vida do Paraná.

Localização:  R. Kellers, 289 – São Francisco
Site: www.museuparanaense.pr.gov.br

Museu da História da Medicina

73º museu da cidade, o espaço fica no prédio da Santa Casa, inaugurado em 1880 por d. Pedro II, e tem mais de 3 mil itens que contam como eram feitos os tratamentos de saúde antigamente. Estão expostos a farmácia de André de Barros, um pulmão de aço e até o primeiro elevador da cidade, feito em madeira e operado manualmente.

Localização:  Praça Rui Barbosa, 694, Centro
Site: www.santacasacuritiba.com.br/museu

Espaços Culturais

Portão Cultural

De arquitetura marcante, o Portão Cultural tem fácil acesso (fica ao lado do Terminal do Portão) e guarda extensa programação cultural dentro de seus espaços. Ali dentro ficam o MuMA (Museu Municipal de Arte de Curitiba), com exposições de arte contemporânea, a Casa da Leitura Wilson Bueno, que conta com biblioteca e atividades de incentivo à leitura, o Auditório Antonio Carlos Kraide, palco de shows e peças teatrais, e o Cine Guarani, um dos cinemas municipais da cidade que frequentemente tem sessões gratuitas de filmes variados.

Solar do Rosário

Além de se destacar na paisagem do Largo da Ordem por suas formas bem preservadas, o casarão do Solar do Rosário abriga uma série de atividades culturais, como lançamentos de livros, cursos variados sobre história da arte e escolas artísticas e exposições de arte, que têm visitação gratuita. Para quem quer apenas conhecer o prédio (e seu jardim de esculturas), a entrada também é gratuita.

Localização:  Rua Duque de Caxias, 4, São Francisco
Site: www.olardorosario.com.br

Cinemateca de Curitiba

O mais conhecido cinema público de Curitiba não é apenas um espaço de exibição: ele guarda máquinas de projeção antigas, livros e claro, filmes de diferentes épocas e em diferentes suportes. As sessões de cinema têm preços variados: quando os filmes são de produtoras grandes ou estão em cartaz no circuito comercial, a entrada é de R$ 10 todos os dias. Longas antigos, fora de circuito ou de produtores independentes, porém, têm exibição gratuita.

Localização:  Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Site: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Gibiteca de Curitiba

Parte do complexo do Solar do Barão, a Gibiteca conta com acervo de mais de 32 mil histórias em quadrinhos de diferentes países e épocas, e é também um espaço de agitação cultural na cidade. Além de receber em seu espaço físico lançamentos de HQs e atividades para crianças e adultos, a Gibiteca também ajuda a organizar eventos como a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. A entrada e a consulta ao acervo são gratuitas.

Localização: Rua Presidente Carlos Cavalcanti , 533 , Centro
Site: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Teatro

Teatro Novelas Curitibanas

Antiga sede da revista Paraná Judiciário e do Instituto de Assistência ao Menor, a casa que abriga o Novelas Curitibanas existe desde 1902, e abriga o espaço cultural desde 1992. As peças apresentadas no Novelas são financiadas pelo Fundo Municipal da Cultura, e têm ingressos distribuídos gratuitamente.

Localização: Rua Presidente Carlos Cavalcanti , 1222 , São Francisco
Site: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br


Veja Também