BLOG

Conheça a Curitiba de 70 anos atrás em visita guiada pelo centro

Novidades

O MIS/PR promove tours que buscam reconhecer ruas, praças e logradouros antigos


Revisitando Curitiba-acervo do MIS
Foto das Ruínas de São Francisco, da exposição “Revisitando Curitiba”, do acervo do MIS. Foto: Divulgação

A exposição Revisitando Curitiba, em cartaz no Museu da Imagem e Som do Paraná (MIS/PR) sai do museu e ganha vida através visitas guiadas pelo centro da cidade, a partir desta sexta (12).

Composta por 28 fotografias analógicas, a exposição traz uma Curitiba das décadas de 40, 50 e 60. Os tours que acontecerão pela cidade começam dentro do museu e percorrem os locais exibidos nas fotografias, como por exemplo a Praça Santos Andrade, o Passeio Público e a Rua Barão do Rio Branco.  5 motivos para conhecer o Paço da Liberdade

“A proposta é ver, fotografar e conversar sobre o que se reinventou na cidade, saber qual é o novo olhar sobre Curitiba, como as pessoas mudaram esse espaço e como a cidade se reconstruiu”, explica Vânia Machado, do setor educativo do MIS. É ela quem vai conduzir as cinco visitas guiadas programadas. As fotografias, do acervo do Museu, serão encaradas com outro olhar, ângulo, tecnologia e percepção do espaço.

“A viagem no tempo passa por logradouros, ruas e praças, como um “olhar pelo tempo, uma ocupação da cidade”, segundo Vânia. Durante a visita guiada, os participantes são convidados a fotografar os espaços e tentar identificá-los com as imagens em exposição nas quatro salas do MIS.   Festival de blues terá música ao vivo, gastronomia e 50 torneiras de

As visitas acontecem das 14h30 às 15h30 e são gratuitas. O único pré-requisito é ser maior de 18 anos. Para participar, basta ligar no número (41) 3232-9113 ou mandar um e-mail para educativomis@seec.pr.gov.br. Os grupos terão de 8 a 15 pessoas.

Confira as datas, horários e locais do tour:

10/05 – Rua Barão do Rio Branco / Rua XV / Boca Maldita

24/05 – Rua Barão do Rio Branco / Ruínas São Francisco

07/06 – Rua Barão do Rio Branco / Rua XV / Praça Osório

28/06 – Rua Barão do Rio Branco / Praça Carlos Gomes / Rui Barbosa

Fonte: Gazeta do Povo