BLOG

10ª Semana de Arte, Cultura e Literatura da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Eventos Culturais

Photo by: Gutolavigne (www.gutolavigne.com)

 

Entre 14 e 17 de outubro, o Goethe-Institut apresenta exposição, filmes, jogos e aula experimental de alemão

Os 250 anos do nascimento do explorador alemão Alexander von Humboldt estão sendo comemorados neste ano, e é com uma exposição de quadrinhos inspirados em seus desenhos de zoologia e botânica que o Goethe-Institut abre sua participação, de 14 a 17 de outubro, na 10ª Semana de Arte, Cultura e Literatura (SACL) da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME). Os trabalhos expostos são resultado de uma série de workshops realizados sob a direção do artista curitibano José Aguiar, com artistas-participantes das áreas de graphic novels e quadrinhos da cidade de Curitiba. A ação faz parte de uma temporada temática transnacional, organizada pela instituição em toda América Latina. Para a 10ª Semana de Arte, Cultura e Literatura em Curitiba, Aguiar fará uma introdução ao trabalho de Humboldt, na abertura da exposição, no dia 14 de outubro, às 19 horas, que contará também com um coquetel.

Alexander von Humboldt esteve no continente americano no século 19 e não apenas pesquisou a natureza de maneira topográfica e descritiva, mas também figurativa, ilustrando seu trabalho com mais de 1.500 imagens. Seis de seus desenhos de animais, ou baseados em suas descrições, foram o ponto de partida para os workshops, comenta a gerente do Goethe-Institut Curitiba, Claudia Römmelt. Durante a noite de abertura no Instituto no dia 14, o público ainda terá a oportunidade de experimentar o uso de óculos de realidade virtual para transpor-se ao universo humboldtiano pelo site‚ Humboldt 360°, e entender melhor as aspirações do naturalista e os desafios da atualidade.

A SACL no Goethe-Institut é uma parceria com a SME e a Prefeitura de Curitiba. Ainda no mês de outubro, o Goethe-Institut Brasil organiza uma viagem de estudos à Alemanha com a participação da Secretária de Educação Maria Sílvia Bacila, entre demais convidados da área de educação de outras cidades brasileiras.

Segundo a SME, essa 10ª edição da SACL irá contribuir com o desenvolvimento profissional de aproximadamente 17 mil profissionais da educação e servidores públicos. A programação envolve em torno de trezentas ações, em oitenta espaços da cidade.

Filmes e jogos

No dia 15 de outubro, a 10ª SACL no Goethe-Institut prossegue com uma aula experimental de alemão, às 16 horas.

Dezesseis de outubro é dia de cinema, com direito a intervalo e pipoca: O instituto exibe, às 16 horas, o filme A outra pátria. Crônica de um anseio, de Edgar Reitz (2013, 180’), sobre dois irmãos que migram da Europa para a América do Sul, no século 19, fugindo da fome e da tirania: “Algo melhor do que a morte existe em todo lugar”, é sua constatação e esperança.

No dia 17, a Biblioteca Goethe-Institut Curitiba, com sua ludoteca, fica aberta, das 16 às 18 horas, para jogos alemães de cartas e tabuleiros. E às 19 horas, o instituto encerra a programação da 10ª SACL com a exibição de mais um filme, o documentário Alphabet, de Erwin Wagenhofer (2013, 108’), que analisa os sistemas modernos de educação e questiona se eles estariam acabando com a capacidade de imaginação, criatividade e pensamento independente das crianças: “Como queremos preparar nossas crianças para a vida? Queremos prepará-las para enfrentar uma sociedade do medo, voltada para a obtenção de resultados? Ou queremos que elas tenham uma vida de liberdade, solidariedade e felicidade?”

Serviço:
10ª Semana de Arte, Cultura e Literatura da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba no Goethe-Institut Curitiba
Data: 15 a 17 de outubro
Local: Rua Reinaldino S. de Quadros, 33
Entrada franca.

Fonte: Divulgação. Foto: Gutolavigne