BLOG

37ª Oficina de Música de Curitiba tem 245 eventos; veja a programação

Eventos Culturais

Capital vai reunir elenco de cantores, compositores e instrumentistas entre 15 e 26 de janeiro; Oficina de Música 2020 celebra os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven.

A 37ª Oficina de Música de Curitiba tem 245 eventos, sendo 130 deles gratuitos. A programação foi lançada pelo prefeito Rafael Greca e pelo cantor Danilo Caymmi, que integra o elenco de atrações, nesta quinta-feira (9), no Cine Passeio. A capital vai reunir um elenco de cantores, compositores e instrumentistas entre os dias 15 e 26 de janeiro. Participarão cerca de 1,5 mil músicos e profissionais da área, sendo mais de metade de artistas locais. Confira a programação completa.
A Oficina de Música de Curitiba 2020 celebra os 250 anos do nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven, que ficou surdo na vida adulta e continuou compondo baseado na memória auditiva.
Esse ano, pela primeira vez, a Oficina de Música abre palcos para apresentações inclusivas, além de cursos para pessoas com deficiência.

O músico Danilo Caimmy fará concerto de encerramento da MPB no Guairão, com participação dos alunos do programa MusicaR.

Eventos

Os 245 eventos estão divididos em 128 concertos e shows dos gêneros erudito, música antiga, popular, cinema, Oficina Verde, Jazztronômica, Circuito Off e atrações para crianças. Destes, 51 concertos têm algum custo. Os valores vão de R$ 15 a R$ 48 com meia-entrada e gratuidades.

Palcos

Ao todo, são 24 palcos fechados e abertos, espalhando música pela cidade. Do Teatro Guaíra aos parques Tanguá, Barigui, Passeio Público e Náutico, além de capela e igrejas.
O Cemitério Municipal de Curitiba também entrou na programação deste ano, com uma visita guiada especial da Oficina de Música. No passeio será contada a trajetória de músicos e compositores curitibanos ou paranaenses.

Três novos espaços públicos estreiam como palcos da Oficina de Música. O Cine Passeio contará com uma programação de filmes e documentários musicais.

O Passeio Público será outro palco de concertos mistos e gratuitos, com uma programação semanal às 18h30 e nos fins de semana com programação mais direcionada para as crianças. As apresentações contarão com um coreto, que se somará às outras atrações como o carrossel.
O Belvedere também integra o roteiro de palcos da Oficina, com chorinhos aos domingos pela manhã.
Formação musical
Paralelamente às apresentações artísticas, cerca de 2 mil alunos de várias partes do Brasil e do mundo participam dos 108 cursos de formação musical oferecidos pela Oficina de Música da capital.
São mais de 100 professores que vão trabalhar conteúdos de músicas erudita, antiga, popular, música e tecnologia, musicalização – MusicaR e inclusão.

Fonte: G1.

Veja Também