BLOG

Turismo religioso é um dos principais do Paraná

Novidades

No Brasil, a religião mova 17 milhões de turistas anualmente

No Paraná, o turismo religioso vem crescendo, principalmente, pela grande religiosidade do paranaense, identificada a partir de quatro matrizes de tradições religiosas: oriental, africana, indígena e ocidental. Por conta do panorama eclético culturalmente, o segmento é bastante representativo no Estado. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ministério do Turismo e Sebrae, está à frente de todos os demais segmentos, com 24,6%. Além de ser o terceiro segmento com mais atrativos distribuídos por todo território paranaense.

As rotas abrangem diversos municípios e regiões turísticas, entre elas a Rota do Rosário, na Região Turística Norte Pioneiro, e a Rota da Fé, localizada na Região Turística Ecoaventuras, Histórias e Sabores. Esses fatores fazem com que o Turismo Religioso, aliado ao Turismo Cultural, seja o segmento com mais roteiros no Estado (28%), atrás apenas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério do Turismo, a religião move, aproximadamente, 17 milhões de turistas brasileiros pelo país, anualmente. Em momentos de exceção, quando não são permitidos deslocamentos, a fé se torna uma prática individualizada e mais intensa. Esse segmento abrange todas as religiões, além de permitir ao visitante aprender sobre história, cultura e costumes locais.