BLOG

Outono em Curitiba

Conheça Curitiba

No último sábado, 20 de março, chegou o outono. Este é um período climático que remete a cenários de pinturas e serve de inspiração para diversos filmes românticos. Apesar de ser conhecida como a “estação das folhas secas”, no Brasil a época não apresenta características específicas que se apliquem igualmente em todos os lugares, o que faz com que ela amplie as possibilidades de curtir um clima diferenciado em cada região.

Em Curitiba, a estação tem cores e ambientes bem outonais. 

Foto: Ricardo Marajó

 

A variedade de tons terrosos e vermelhos das folhas do liquidâmbar e do plátano dá cor às paisagens da capital paranaense nas baixas temperaturas. Típicas de estações como outono e o inverno, essas árvores, nativas da América do Norte, atingem com facilidade mais de 20 metros de altura. Em Curitiba são encontradas em algumas poucas vias dos bairros Mossunguê, Cabral e Barreirinha. De vida longa, podendo ultrapassar os 200 anos de sobrevivência, são resistentes ao frio intenso, neves e geadas.

O outono vem logo após o verão (quente e úmido) e só termina no meio do ano, em 21 de junho, dando espaço para o inverno (frio e seco). Até lá, sua beleza estará enfeitando os destinos brasileiros. De maneira geral, é a estação das noites mais longas, do aumento de ventos, da redução gradativa de temperaturas e da diminuição da umidade do ar.

Veja Também