BLOG

Curitiba é a 33ª cidade mais sustentável do país

Novidades

Segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, 33 das 200 cidades mais sustentáveis do Brasil estão no Paraná. Curitiba é a mais sustentável dentre elas, ficando em 33º lugar na lista nacional.

A pesquisa é realizada pelo Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com a Sustainable Development Solutions Network, uma iniciativa da ONU para monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos países-membros. Seis cidades da Região Metropolitana aparecem no índice, são elas: Pinhais, Balsa Nova, Quatro Barras, Campo Largo, Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.

O mestre em Gestão Urbana e professor universitário André Turbay afirma que a visão de Curitiba como cidade modelo estimula os curitibanos a manter a identidade de uma cidadania voltada para conhecimentos ambientais e sustentáveis. Um exemplo disso é uma pesquisa realizada pelo professor sobre transporte público. Para os usuários do transporte público, o sistema não tem problemas, pois faz parte da rotina diária dos cidadãos, além de ser referência nacionalmente.

No entanto, para Turbay, o reconhecimento não pode se transformar em conforto de desenvolvimento. Ele permite que se crie uma identidade de cidade ligada a ecologia que teve planejamento urbano, mas Curitiba tem muitas regiões em que os indicadores não são tão bons. Para ele, a desigualdade entre as diferentes áreas é um grande desafio da cidade. O índice de sustentabilidade é baseado nos desenvolvimentos sustentáveis da ONU, dos quais a cidade atente mas não de maneira consistente em todo o território.

Foram 770 municípios brasileiros analisados, incluindo as 26 capitais e cidades de todas as regiões metropolitanas. Cada município foi analisado por meio de 88 indicadores de gestão.

Fonte: Band News Curitiba

Veja Também