BLOG

Museu Ferroviário dentro de um shopping

Passeios e atrativos

O único museu ferroviário dentro de um shopping do Brasil está localizado em Curitiba.

O Shopping Estação abriga o Museu Ferroviário que preserva as memórias da época em que a antiga Estação Ferroviária da capital paranaense operava. Este é o único museu ferroviário do Brasil instalado dentro de um shopping.

O prédio, inaugurado em 1885, preserva um patrimônio histórico que relata como era a cidade no século 19 e como ocorreu o seu desenvolvimento através da Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá. O museu possui um acervo com mais de 600 peças originais das ferrovias e uma locomotiva do início do século XX.

Além do museu, outro atrativo é o Expresso Estação, uma aventura tecnológica que faz os passageiros viajarem “sem sair do lugar”. A Maria Fumaça, situada no Piso L1 do shopping, oferece uma experiência interativa e imersiva, proporcionando que os visitantes voltem no tempo e conheçam os segredos da ferrovia estadual. O vagão, ambientado como um trem de época, faz a viagem de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa. A aventura leva os participantes para cem anos atrás, com narrativas sobre a região, riquezas da época, paisagens naturais, animais, trajeto e referências da Serra, como a ponte São João e o Pico Marumbi.

Todo o complexo tem acesso gratuito e aberto ao público, mas segue fechado seguindo os critérios do decreto vigente em decorrência da pandemia.

Mais informações no www.shoppingestacao.com.br

AMBIENTE SEGURO

Para a segurança dos consumidores, colaboradores e parceiros, o Shopping Estação segue um rigoroso protocolo de segurança, como a aferição da temperatura nas entradas, uso de tapete higienizador de calçados, acionamento automático da cancela do estacionamento, totens de álcool gel em pontos estratégicos, sinalização de mesas desativadas e disponibilização de pias na praça de alimentação, faixas que delimitam o distanciamento correto e reforço na limpeza diária.

Veja Também