GUIA CURITIBA

Curta a Curitiba Cultural

Viva o lado cultural de Curitiba através dos museus da cidade

O centro de Curitiba guarda muitos casarões antigos preservados. Alguns deles foram convertidos em pequenos museus. Este roteiro inclui quatro que merecem a sua visita. O tour pode ser feito a pé, em uma manhã ou tarde.

Comece o passeio no Solar do Barão, um conjunto de casas do século XIX que pertenceu ao Barão do Serro Azul e sua família. A residência deu lugar a um centro cultural abrangente: estão lá o Museu da Gravura, da Fotografia, do Cartaz e a Gibiteca, que tem um acervo de mais de 25 mil revistas em quadrinhos. Siga para a Casa Romário Martins, no Largo da Ordem.

Bem ao centro do Setor Histórico, é a única construção de arquitetura colonial portuguesa que existe ainda hoje nesta região. As exposições na Casa Romário Martins costumam contar histórias de Curitiba e de seu povo. O espaço é pequeno e rende uma visitinha rápida, porém cheia de informações curiosas.

A próxima parada é a Casa Andrade Muricy, um lindo prédio que data do início do século XX e apresenta exposições de arte contemporânea. Por uma passagem interna, é possível chegar ao pátio da Secretaria de Cultura. Termine o tour no Sesc Paço da Liberdade. Aqui, as exposições vêm de brinde – o barato é poder espiar o interior desse belíssimo edifício, que foi a primeira sede da Prefeitura de Curitiba. Não dispense um cappuccino no Café do Paço e encerre o passeio em um dos locais mais charmosos da cidade.

Quanto custa: Grátis (Você pode utilizar essas dicas, e realizar o roteiro auto guiado)

Horário: Fique atendo ao horário de funcionamento dos espaços.

Recomendações: Levar água, usar roupas e sapatos confortáveis e usar protetor solar.

Veja Também