GUIA CURITIBA

Palácio Garibaldi

Os imigrantes italianos que aqui chegaram, entre 1870-1875, se instalaram em colônias próximas à Capital. Interesses do governo provincial e da própria comunidade italiana fizeram com que surgisse a ideia de um movimento associativo que resulta na criação, em 1° de julho de 1883, da Sociedade Italiana Dimutuo Scorso Giuseppe Garibaldi, cuja função primeira foi de servir como escola para os filhos de imigrantes italianos.

Fundada em 1883, só em 1887 começou-se a construção de uma sede. Como não possuíam local para tal construção o governo provincial doou um terreno localizado no Alto do São Francisco. Em 24 de julho de 1887 faz-se o lançamento da pedra fundamental e em 1904 o edifício é concluído.

Com a Segunda Guerra Mundial, em 1942, a sociedade foi desapropriada pelo governo, em razão do Brasil ter declarado guerra à Itália, devolvendo-a para a comunidade após vinte anos, em 1962. Durante essas duas décadas a sede foi ocupada pelas seguintes instituições: Liga da Defesa Nacional, Centro de Letras do Paraná, Centro de Cultura Feminina, Academia de Letras e Tribunal de Justiça do Estado. Nesse período todas as reuniões administrativas foram realizadas na sede do Clube Duque de Caxias.

Depois de retomado o edifício, em 1962, enquanto patrimônio da sociedade, ela muda de nome e, a partir de então, passa a se chamar “Sociedade Beneficente Garibaldi”.

(41) 3323-3530

Segunda à sexta - 9h às 18h