O Parque dos Aromas é uma rede de parques que nasceu na Catalunha (Espanha) com o propósito de revitalizar áreas rurais desgastadas pelo uso intensivo do solo. A ação se iniciou com o cultivo de plantas aromáticas e atualmente o programa é um conceito amplo de sustentabilidade que promove atividades que geram bem-estar a partir do conhecimento, utilização e manuseio de plantas úteis combinando sustentabilidade, entretenimento e turismo de experiências.
Rede de Parque dos Aromas Brasil
Os primeiros parques no Brasil estão localizados estrategicamente nos municípios de São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, em propriedades que combinam suas atividades econômicas com a importância de se preservar e valorizar os espaços verdes.
Parque dos Aromas Viveiros Trópica
O Viveiros Trópica está localizado em área privilegiada de São José dos Pinhais ao lado do Aeroporto Afonso Pena e possui 60 mil m2.
No espaço já ocorre a produção e comercialização de plantas ornamentais e serviços de paisagismo. Na propriedade é possível visualizar um bosque com uma coleção de árvores de espécies diferentes, de grande porte provenientes de vários lugares do mundo, muitas delas cultivadas há mais de 40 anos .
Parque dos Aromas Chácara Morro Alto
Localizada no município de Almirante Tamandaré, a 30 minutos do Centro de Curitiba, a Chácara Morro Alto é cercada de vegetação nativa. Característica importante para uma propriedade agrícola cuja produção de alimentos ocorre de maneira mais sustentável, e os produtos possuem o selo de certificação Orgânica, garantindo a sua rastreabilidade.